terça-feira, 3 de setembro de 2013

com que cor eu vou?


Guia das Ruivas!


Estou pensando em mudar a cor dos cabelos, denovo, e na busca por uma nova coloração encontei alguns blogs falando sobre as numerações das tintas:
http://eaibeleza.com/
Quem é ruiva sabe que cuidar de cabelos vermelhos exige cuidado e paciência.
Eu recebo muitos emails com dúvidas e pedidos de dicas, e resolvi montar um mega guia com dicas para todas as ruivas!
Antes de ler esse post, recomendo que você leia o guia de numeração de tintas de cabelo para entender melhor o que vamos falar aqui.
  • No site da Avon você pode simular com a sua foto a nova cor de cabelo! Dá para ter muitas idéias e brincar bastante. Clique aqui e acesse!
Mas vamos falar sobre os tons de ruivos e quais tintas você pode usar para consegui-los. Mas quero deixar claro que o resultado depende MUITO da cor do seu cabelo e de que tipo de químicas já fez nele. Mesmo que você faça tudo certo e use a tinta que indiquei aqui pode ser que seu cabelo não fique do tom esperado, por isso recomendo que você procure um profissional.
Quero virar ruiva!
  • Muito cuidado com a tinta escolhida. Lembre-se de que o resultado final vai variar de acordo com o tom do seu cabelo. Duas pessoas podem usar o mesmo tom e ficar diferente por causa da cor natural do cabelo, da química que o fio já sofreu, do tipo do fio do cabelo, etc.
  • Tinta não clareia tinta. Então não adianta aplicar uma tinta 9 no seu cabelo colorido castanho escuro que ele não vai abrir e ficar 9. Se você quer descolorir ou clarear um cabelo tingido recomendo que você procure um profissional.
  • Se o seu cabelo estiver descolorido ou for muito claro a cor vai ficar super intensa, vai desbotar muito rapidamente e com o tempo vão surgir “mechas” mais descoloridas que as outras.
  • A pior parte de ter um cabelo vermelho é sair do vermelho. Se você quiser clarear o cabelo tenha em mente que o vermelho só vai sair quando o cabelo crescer. Uma vez eu tentei sair do vermelho e acabei tacando um preto de tanta raiva HAHAHA! Porque nada cobria a bendita cor! Uma dica nessa hora é procurar uma tinta de fundo azulado ou esverdeado, assim ajuda a neutralizar o vermelho.
  • Quando você decidir a tonalidade que vai usar, procure uma  marca boa. Alfaparf, Igora, Keune, Koleston(vermelhos especiais) são ótimas opções. Não tente comprar uma tinta baratinha pois mais para frente você vai se arrepender.
Escolhendo uma tonalidade:
São inúmeros os tons de ruivos disponíveis no mercado. Na hora de escolher uma tonalidade, leve em consideração sua personalidade e estilo.
Peles claras: Combinam mais com loiro/castanho acobreado ou um vermelho bem aberto. Aposte nas cores mais quentes.
Peles médias: Não existem restrições de cor, pode tudo! Boas dicas: vermelhos dourados, acobreados, avermelhados, acajus e amadeirados.
Pele tom de oliva: Dê preferência ao vermelho cereja, tons mais chocolate e vinho. Se você quiser clarear mais o cabelo pode apostar em luzes mais claras!
Pele escura: Tons mais escuros como vinho e um cereja mais fechado ficam lindos, também acobreados intensos e acajus.
O Loiro Acobreado é um loiro quente. É um início de ruivo, e depende muito da “luz” para ficar ou não mais ruivo ou mais loiro.
O tom não tem muito mistério se você já esta acostumada com o loiro. Se o seu cabelo for escuro, recomendo que você vá num salão para chegar nesse tom, já que você pode destruir seu cabelo no processo.
Na hora de escolher a tinta, é bom apostar em tons bem claros por volta do 9 ou 10 com o final 4 ou 3. Recomendo:
Esse tom é muito complicado de se manter. É quase um laranja(ok é um laranja) e como o cabelo está com as cutículas abertas por causa da descoloração que a maioria das pessoas precisa fazer para chegar nesse tom e a cor desbota muito rápido. O pior de tudo é que essa cor desbotada fica muito feia.
Essa cor está mais ou menos na altura de um 8 ou 9. Dica de coloração:
  • Color Perfect 9,33 (comprar)
  • Koleston 1/2 tubo de 7744 + 1/2 tubo de um 8 ou 9
  • Alfaparf 8.661
  • Alfaparf 8.43
Esse tom é uma coisa séria. Você que está aí em casa, vendo fotos na internet pode achar que ruivo natural é laranjinha, mas ao vivo ele é castanho e só fica ruivo em fotos ou na luz do sol. É um tom que te engana e você pinta esperando que o cabelo seja uma coisa e fica outra. Na verdade se você quer o cabelo sempre laranjinha quente, você precisaria pintar de um Ruivo mais acobreado, mais aberto, mais vermelho. Porque o ruivo natural mesmo é mais um castanho. Foi isso que me desanimou, conseguir essa média entre o natural e o alaranjado é muito difícil.
Esse tom fica na altura da cor 8.
A Júlia Petit usa a seguinte mistura para o cabelo dela:
  • Keune 1/2 tubo de 9.43 + 1/2 tubo de 8,34 (comprar)(Dica da Diva)
Esse seria um ruivo natural mais escuro e mais acobreado. Seria aquele laranjão usável. Esse é um dos meus tons preferidos e é o que eu estou tentando agora.
Acho um tom muito versátil e muito fácil de conseguir. Você não precisa ficar muito preocupada com a qualidade do fio porque não precisa de muita descoloração, também não desbota facilmente, e quando desbota fica castanho, então não fica feio. Essa cor é na altura de um 7.
Tintas que eu recomento:
  • Koleston 7744
  • Alfaparf 7.61
  • Igora 7.7

Desde que resolvi ficar ruiva testei várias cores diferentes. Mas sempre respeitando o coitado do meu cabelo e sem fazer loucuras. Sempre espero mais de 40 dias para pintar o cabelo novamente, mesmo que não tenha gostado da cor. Pode desbotar tudo, mas eu prezo primeiro a saúde dos fios, depois a cor. Afinal, de que adianta conseguir uma cor legal e ficar com o cabelo todo ressecado, né?
Essas são as minhas experiências, então lembre-se: uma cor que ficou boa no meu cabelo pode ficar totalmente diferente no seu. Não tem fórmula secreta e o jeito é testar e ir com calma! :)
Todas as tintas foram aplicadas com OX 30 volumes.
Tintas ruivas naturais - Alfaparf 8.34 8.66I 7.4 8.3 - Keune 7.4 - Loreal Creme Casting Caramelo - Vermelho intenso 666
6.66
Essa é aquela tinta ruiva padrão, Vermelho Intenso, que quase todas as marcas tem. Eu não sei a marca que a cabeleireira usou em mim, mas ficou daquele jeito: no sol vermelhão e na “sombra” um tom que puxava para o vinho. A tinta desbotou bem rápido pq meu cabelo era descolorido e ruivos demoram para fixar em cabelos assim.
744
Voltei no salão depois de um tempo e falei que queria algo mais acobreado. Também não sei a marca, mas dessa vez a tinta aplicada foi uma 744 Loiro Médio Acobreado. Já comecei a ver um resultado mais parecido com o que eu queria e aprendi que ruivo “natural” sempre tem base loira.
Keune 7.4
Fiquei louca e comprei a tinta que dizem que a Julia Petit usa. Pintei sozinha pela primeira vez na vida e adorei o resultado… até a primeira lavagem. A tinta desbotou completamente e ficou loira logo na primeira lavagem, por isso nunca mais tentei usar Keune. Muita gente usa e gosta, mas comigo não deu certo.
Alfaparf 8.66I + 8.34
Entrei para o time da Alfaparf e não saio mais, adoro a duração das cores. Minha primeira tentativa foi a 8.66I + 8.34. Eu achei que a 8.66I ia dar um toque mais vermelho na 8.34, mas na verdade ela engoliu a outra cor e meu cabelo ficou totalmente vermelhão! hahaha O triste foi que escureceu bastante, mas é uma cor bonita, só não era o que eu estava procurando.
Alfaparf 7.4 + 8.34
(Pausa dramática) Essa foi de longe a minha cor favorita! Assim que passei escureceu, mas conforme foi desbotando a cor só ia ficando mais e mais bonita. No sol era um laranja radioativo! Eu amei essa combinação mas a Alfaparf retirou a 8.34 Aurora Veneziana do mercado brasileiro logo depois disso, e só a 7.4 não dava conta do recado. :( #saudades #RIP
Casting Creme Gloss – Caramelo 8.34Depois de usar meu último tubo de 8.34 deixei o cabelo desbotar uns dois meses. Não sabia o que passar e dai acabei comprando essas tintas de caixinha mesmo, a Caramelo da Casting Creme Gloss. A cor é bonita, mas puxa muito para o castanho. Só no sol você consegue ver uns reflexos ruivos, mas beeem discreto.
Alfaparf 8.1 + 7.4 + 8.66I
Não sabia mais o que passar no cabelo então resolvi misturar todos os restos de tinta que eu tinha em casa, HAHAHA. A mistureba até que ficou boa, mas desbotou para um tom de castanho-claro-burro-quando-foge muito sem graça.
Alfaparf 8.4 + 8.3
A Alfaparf lançou a 8.4 Louro Claro Cobre eu usei ela sozinha na primeira vez (esqueci de colocar na imagem pq acho que nem tirei foto de tão #xatiada que fiquei). Ficou muito escuro e muito sem graça. Então na segunda vez apliquei misturada com um tom mais aberto de louro dourado. Clareou bastante o meu cabelo então amei! No sol fica laranjinha e na sombra é um loiro acobreado, por isso aprovei muito a mistura. Acho que vou manter por algum tempo. :)

Cabelo ruivo natural: Itely Colorly 8FA

Ufa, por enquanto é isso! Hoje pretendo comprar um tonalizante ou anilina (HAHAHA) e fazer um teste para tentar manter a cor por mais tempo entre as tinturas. Volto aqui para comentar se deu certo.
Quem por ai é ruiva tingida? o/ Qual tinta vocês usam?
Lembrando novamente que: eu não sou cabeleireira e posso ter falado alguma merda no meio do post, mas são as minhas experiências, ok? :)

Como sempre, assim que uso uma tinta ruiva nova venho contar o resultado aqui no blog :)
cabelo-cores-02
Dessa vez troquei de marca, não achei as cores que queria da Alfaparf e resolvi arriscar a Itely Colorly, já que várias meninas usam e gostam da marca. Misturei duas tintas, a 8FA e a 8N com OX de 30 volumes. A tinta ruiva é a 8FA, e eu queria ter misturado com a 9FA mas não achei essa cor, então peguei um loiro qualquer (8N). Como vocês já sabem, eu não tenho medo de arriscar cores novas sem saber como vai ficar.
tinta-itely-ruiva
Gostei bastante da tinta, ela não coçou a cabeça, não tive nenhum problema com a aplicação e a cor pegou bem tanto na raiz quanto no resto do cabelo. Também não tive nenhum problema sério com desbotamento como tive com a Keune, por exemplo. Essa segurou legal a cor. Só elogios! <3 p="">
O resultado foi esse:
cabelo-cores-01
As fotos acima estão sem nenhuma edição, para mostrar a cor real.
Clareou bastante o meu cabelo, que era o que eu queria mesmo. Ele tá puxando bastante pro loiro as vezes, mas não ligo pq eu gosto dessa cor. Assim que pintei no sol ele ficava beeem laranjinha como vocês podem ver na foto de cima, muito muito muito amor! :)
Claro que não durou muito tempo, depois de algumas lavagens o laranjinha igual tá ai foi embora, mas continua ficando com uma cor bem bonita no sol. Eu super aprovei essa tinta, mas na próxima vez quero tentar passar com a 9FA, assim como a Manu fez (vai lá dar uma olhada no post dela pra conferir).
Em breve vou fazer um post mostrando as tintas que algumas amigas ruivas usam, pra vocês poderem também ver mais opções de cores.

Gostaram da cor nova?


Nenhum comentário:

Postar um comentário